SEGUIDORES DO MURAL

terça-feira, 3 de maio de 2011

Dia mundial de combate a asma

No Dia Mundial de Combate à Asma, comemorado sempre na primeira terça-feira do mês de maio, diversas ações estão sendo promovidas no país para chamar a atenção sobre o tratamento e esclarecer que é possível conviver com o problema sem comprometer a qualidade de vida.
De acordo com o especialista Álvaro Cruz, membro do Conselho Diretor Internacional da Iniciativa Global contra a Asma (GINA), grande parte das internações e de óbitos provocados pela asma poderia ser evitada com prevenção e informação. O presidente da ONG no Brasil, Rafael Stelmach, acredita as ações desenvolvidas no país podem ajudar a entidade a atingir a meta de reduzir as hospitalizações provocadas pela enfermidade em 50% até 2015.
Conforme dados do Datasus, o nordeste é a região que apresenta os maiores índices de internação, sendo que a Bahia lidera o número de registros. Por essa razão, os baianos contam com o Programa para o Controle da Asma e Rinite Alérgica (ProAR), que é referência no tratamento da doença. O projeto é desenvolvido pelo Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM).
No estado, o calendário de eventos motivado pelo Dia Mundial de Combate à Asma envolve o ato simbólico " Um minuto de silêncio e 15 segundos de apneia" que acontece hoje na sede do ProAR. Também será organizada em Salvador a 1ª Feira de Saúde Vamos Respirar. Os baianos também poderão participar da reunião científica " Mortalidade por asma em Salvador" , que acontece amanhã (4), da " III Caminha Fôlego Salvador" , marcada para próxima sexta-feira, e do curso " Entendendo e tratando a asma" , agendado para o próximo sábado (7).
Em São Paulo serão realizadas palestras sobre a doença na capital e em cidades do interior. Já os mineiros contarão com o lançamento do primeiro programa de capacitação para implementação de programas públicos de asma à distância. A iniciativa é do Grupo de Pneumologia Pediátrica da UFMG. O Estado do Espírito Santo terá realização de atividades educativas e distribuição de material informativo. No Ceará, será promovida a Semana Cearense Viva Sem Asma. 
Fonte: Saude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE...