SEGUIDORES DO MURAL

segunda-feira, 30 de abril de 2012

DIA DO TRABALHADOR


“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo
Trabalhador que movimentam o Brasil, que gera desenvolvimento. Que poucos são reconhecidos e o mercado de trabalho valorizam poucos. Dia do trabalho é o dia dos empresários, que por eles todos os trabalhadores deveriam trabalhar neste dia. Shopping centers, muitas lojas abrem neste dia, incluindo praça de alimentação e cinemas. Tudo bem que o dia do trabalhar tem um significado, uma história em que neste dia se comemora. Essa classe que tem tantas desigualdades, que muitos ganham poucos e trabalham muito. Professores, médicos
, militares, lixeiros e outros, profissões que se pararem, param o país, são desrespeitados e pouco valorizados pelos nossos governantes. Carteiros, varredores de ruas, conhecido por garis, que trabalham no sol, na chuva, dia e noite. Policiais que arriscam suas vidas a proteger o país recebem salários baixos, que muitos não conseguem ter uma família, pois são tem como sustenta-los. Quantos trabalhadores recebem menos que um salário mínimo, não tem casa própria e que muitos passam necessidades, pois o dinheiro acaba antes do fim do mês. Que país é esse que valorizam seus empresários e esquecem que movimenta o país são aqueles peões de obras que levantam uma ponte para o progresso continuar seu curso. O que seria do país se não fosse o trabalhador, o mesmo que recebe menos que um salário no fim do mês em seu holerite, que trabalha sorrindo, mesmo sabendo que na sua casa tem que lutar contra suas dificuldades diárias. E nesses últimos anos, aonde não pudemos mais passear com nossos filhos, pois o desenvolvimento anda e o domingo não se pode parar. Trabalhador lutou tanto pelos seus direitos e agora trabalha mais de oito horas e muitos sete dias por semana. Trabalhador pergunta: TEMOS ALGO A COMEMORAR? Feliz dia do trabalho!!!
 
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

    Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

    Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE...